O 5verdades nasceu pelas mãos de um grupo de cidadãos comuns espalhados por todo o país, que se uniu para compreender e depois divulgar a verdade sobre a tecnologia 5G.
Tendo o 5verdades surgido em Abril de 2020, é criado o website (www.5verdades.org) nessa mesma altura; estando constantemente a ser trabalhado, melhorado e adicionada mais informação sempre que possível.

Escolhemos o nome 5verdades devido à censura que tudo o que seja alusivo aos malefícios desta tecnologia e contenha “5G” está a sofrer.
O sufixo .org deriva da intenção de minimizar a possibilidade de censura nacional (.pt) e enquadrar o domínio com a acção do movimento.
O objectivo do site e movimento é o de trazer conhecimento relacionado com a tecnologia 5G, a todos os interessados, sempre baseado em estudos e provas que podem ser verificadas nas suas fontes, por cada pessoa que os consulte.


Enquanto cidadãos de uma República Democrática, e com uma constituição em vigor que ainda protege a vida e direitos dos seus cidadãos, queremos fazer valer os nossos direitos de suspensão imediata do processo de instalação da tecnologia 5G, enquanto não se conseguirem provar por estudos isentos, que a tecnologia, é de facto, segura.
Procuramos também ser o elo de ligação entre os vários grupos que já existiam e os que foram surgindo, de forma a coordenarem-se os esforços nesta caminhada. Para tal, esperamos que o Fórum seja ferramenta que traga valor acrescentado.
Não existem fins lucrativos na nossa acção, sendo que quaisquer fundos que venham a ser recolhidos se destinarão a acções legais desenvolvidas para impedir o avanço da implementação desta tecnologia no nosso país.